Marketing DigitalQuais são os principais objetivos de marketing digital? E principais estratégias para alcança-los!

Objetivos de Marketing Digital Agência Marketing Gabriel

Quais são os principais objetivos de marketing digital? E principais estratégias para alcança-los!

Descubra quais são os principais objetivos de marketing digital e principais estratégias para alcança-los de forma a gerar resultados práticos para os seus negócios.

O que são objetivos de marketing digital?

Os objetivos de marketing digital são as metas que o negócio pretende alcançar por meio das estratégias de marketing digital.

Devem estar alinhados ao propósito do negócio, serem facilmente mensuráveis e que permitem o cálculo do retorno do investimento (ROI).

 
É importante definir objetivos de marketing digital

Porque é que é importante definir objetivos de marketing digital?

Qualquer empresa ou negócio que opera num mercado, de uma forma mais elaborada, menos elaborada ou até mesmo inconscientemente adota uma estratégia e para isso é sempre necessário investimentos ou recursos (tempo).

Se são necessários recursos diretos ou indiretos então é muito importante saber implementar as estratégias certas no momento certo, conduzir e medir as ações para alcança-las de forma a monitorizar os benefícios que elas agregam à empresa.

Para escolher as estratégias e táticas, bem como para a medição do retorno obtido é vital ter objetivos de marketing digital bem definidos. 

Eles são o inicio de toda ação estratégica no marketing digital servem como um guia para as ações que serão realizadas pelo negócio. 

Alguns exemplos de objetivos de marketing digital:

  • Construção e posicionamento de marca
  • Aumentar o tráfego do site
  • Nutrição e conversão de leads
  • Conversão de novos clientes
  • Retenção de clientes
  • Criação de diferenciação e vantagem competitiva

Dica

Acompanhar o desempenho das métricas é muito importante para potenciar as estratégias que estão a resultar e realizar melhorias.

Principais objetivos de marketing digital

Quais são os principais objetivos de marketing digital?

Existem muitas metas específicas no marketing digital, como aumentar tráfego do site, gerar e nutrir leads, aumentar seguidores, estar bem posicionado nos motores de pesquisa, aumentar o número de leads, etc.

No entanto, indicaremos de seguida alguns dos principais objetivos de marketing digital, bem como estratégias utilizadas pelas empresas e marcas.

Aumentar Vendas

Como é fácil de compreender este é o objetivo final de qualquer ação de marketing.

No entanto para atingir esse fim, muitas outras estratégias são utilizadas consoante a etapa do um funil de conversão: atração, captura, nutrição, conversão e venda.

As estratégias de marketing digital usadas para a aumentar as vendas podem ser amplas (topo do funil) ou mais segmentadas (meio e fundo do funil).

Se estiver a iniciar comesse por estratégias mais segmentadas e depois vá aumentando a segmentação consoante resultados obtidos.

Seja qual for as estratégias ou táticas aplicadas é essencial garantir um preço competitivo, saber direcionar as campanhas para o público certo e distribuir a oferta nos canais que gerem maior potencial de compra.

O que é funil de conversão?

Um funil de conversão é o mapeamento das etapas pelas quais um cliente passa, desde a sua primeira visita ao site, até à aquisição de um produto ou serviço.

As 5 etapas mais comuns de um funil de conversão são: atração, captura, nutrição, conversão e venda.

Retenção e fidelização de clientes

Este objetivo de marketing digital é de extrema importância, pois poderá determinar o sucesso da sua empresa e dos lucros obtidos a médio e longo prazo.

Mais importante que captar novos clientes é manter, fidelizar e estimular os clientes existentes a comprarem mais vezes os seus produtos ou serviços.

Para isso são utilizadas estratégias de marketing como o marketing de conteúdo, marketing de relacionamento, programas de fidelização, sms marketing, táticas de upsell, cross-sell entre outras.

É crucial manter o cliente satisfeito mesmo após a compra e incentivar a sua repetição.

Relembramos que é mais barato manter um cliente do que captar novos clientes.

E para além disso é muito mais fácil vender a alguém que já o conhece ou que já conhece o seu produto do que a um novo potencial cliente que ainda está numa etapa de descoberta. 

Dica

A partir dos dados comportamentais dos clientes, histórico de compras poderá realizar campanhas personalizadas, em função dos interesses de compra de cada cliente.

Maior alcance e visibilidade

As estratégias mais utilizadas para a angariação de maior alcance e visibilidade são as estratégias de tráfego pago.

Campanhas PPC Google Ads no motor de pesquisa Google, campanhas You Tube Ads, Facebook Ads, Instagram Ads nas Redes Sociais e Marketing de Influência.

Estes canais são mais visitados pelos consumidores e oferecem grandes possibilidades de negócio, de alcance e relacionamento.

No entanto é importante saber usar os formatos certos de copy, imagens, vídeos curtos, assim como influenciadores que conseguem divulgar a marca, produtos ou serviços a públicos certos.

Referência no mercado digital

O seu negócio ou marca pode ser uma referencia no mercado digital. Para isso é necessário conseguir ser uma autoridade no segmento que atua.

Um site visto como o melhor em determinado assunto é realmente diferenciador.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas, a par das estratégias e técnicas SEO (otimização para os motores de pesquisa).

Para ser uma autoridade na internet é preciso entregar um conteúdo realmente relevante e estar no topo dos resultados de pesquisa.

Branding

Este objetivo de marketing digital tem como intenção o fortalecimento do posicionamento da marca com o seu público-alvo.

O branding é muito mais que a oferta de produtos ou serviços, é posicionamento, personalidade, propósito, valores, causas que a marca defende…

A tendência atual, é os consumidores procurem saber quem são as empresas e as pessoas por detrás da marca.

Como atuam a nível económico, social e ambiental. O que fazem para contribuírem para um mundo melhor para todos.

Uma estratégia de branding é essencial para construir uma presença forte através de recursos digitais e aumentar o reconhecimento dos clientes.

Quando o branding de uma marca agrega, projeta e defende os valores da marca e produtos, causa não só aceitação e fortalecimento da marca como também empatia e compras por parte dos consumidores.

Educar o público-alvo

Em determinadas áreas, produtos, serviços e segmentos de mercado é necessário por vezes educar o público-alvo.

Ou seja, em vendas mais qualificadas é preciso demonstrar aos potenciais clientes a necessidade, os ganhos e o que realmente estão a comprar.

Estratégias como marketing de conteúdo, seo (otimização para os motores de pesquisa), email marketing são extremamente úteis para educar o mercado e ajudá-lo a esclarecer as suas dúvidas.

Conteúdos, como artigos, e-books, showcases, webinars servem para informar e sobretudo para demonstrar a aplicabilidade, benefícios que cliente vai receber ao comprar o seu produto ou serviço.

Estes conteúdos ajudam na tomada de decisão de compra e quando bem trabalhados podem atrair um grande volume de consumidores.

Para além disso, fortalecem a autoridade já mencionada neste artigo, a credibilidade, a confiança e a reputação.

Relações com clientes

Em muito negócios a referenciação boca a boca é a estratégia mais rentável.

Os seus clientes são muitas vezes os principais responsáveis pela angariação de novos clientes.

E por isso precisam de serem valorizados e motivados com os estímulos adequados para referenciar a sua marca ou negócio.

Assim, manter boas relações com os seus clientes é vital para os resultados da empresa a longo prazo.

Não se esqueça que bons negócios, começam com boas relações.

As pessoas gostam de se sentirem especiais e estratégias de personalização, exclusividade, antecipação são ótimas para criar laços especiais.

Use o marketing de relacionamento, sms marketing, email marketing, programas de fidelização, programas especiais, entre outras estratégias e táticas para manter os clientes felizes.

Crescimento da Empresa

Um dos principais objetivos de marketing digital dos CMO (Chief Marketing Officer) é o crescimento da empresa.

Aumentar o volume de negócios passa por um processo continuo de melhoramento da empresa e em diversos departamentos.

No entanto no marketing digital podemos utilizar alguma métricas especificas, como por exemplo: taxa de crescimento da receita, taxa de conversão, custo de aquisição de cliente (CAC), valor do ciclo de vida do cliente (CLV), taxa de retenção de clientes e muito importante a taxa AOV (Average Order Value).

Taxa AOV

A taxa AOV (Average Order Value) é uma métrica que mede o valor médio de cada pedido realizado por um cliente.

Como definir os objetivos de marketing digital?

Como definir os objetivos de marketing digital?

Como cada empresa está num nível diferente de maturidade no ambiente digital e possui particularidades e características únicas. Logo os objetivos podem ser completamente diferentes de negócio para negócio.

Empresas que estão a começar por exemplo não podem pensar em objetivos irreais como atingir um alto volume de vendas, e sim na construção da marca e do negócio.

Dica: planear sempre por um período mínimo de 3 meses.

Para o ajudar a definir os objetivos de marketing digital, existem algumas ferramentas e metodologias que auxiliam na definição dos objetivos de marketing digital.

Metas SMART

Se por um lado os objetivos são o alvo final, as metas são as etapas que precisam de serem cumpridas para que o resultado seja alcançado.

Ao utilizar as metas SMART é importante que sejam detalhadas e especificas.

As cinco letras da sigla SMART funcionam como pilares desta metodologia:

  • Specific (específico)
  • Measurable (mensurável)
  • Attainable (atingível)
  • Relevant (relevante)
  • Time-based (prazo para ser alcançado)

Análise SWOT

A análise SWOT é a uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas para descobrir os pontos fortes e fracos de uma empresa. 

A análise divide-se em (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), e o cruzamento das informações na matriz permite a visualização dos diferenciais competitivos e dos pontos de melhoria.

Uma alternativa à análise SWOT é utilizar as cinco forças de Porter (ameaça de produtos substitutos, ameaça de entrada de novos concorrentes, poder de negociação dos clientes, poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes).

Como hoje em dia as tendências são volúveis, pode utilizar ambas para definir os objetivos de marketing com clareza

OKR

O OKR ou Objective and Key Results é um um sistema simples para criar alinhamento e envolvência em torno de metas mensuráveis e dinâmicas. 

O (O) objetivo é o resultado qualitativo a ser atingido, enquanto os resultados-chave (ou KRs) são resultados quantitativos, são a forma de medir o progresso do objetivo.

Uma forma simplificada de definir OKR é usando a seguinte fórmula:

Eu vou “__________” medindo através do(a) “__________”.

 

Exemplos de metas de marketing digital para uma empresa

Como referido anteriormente, o mais importante na definição dos objetivos de marketing digital é que estejam linhados ao propósito do negócio, que sejam facilmente mensuráveis e que permitem o cálculo do retorno do investimento (ROI).

Alguns exemplos:

  • Estar nos primeiros três resultados do Google para o termo “ comprar bicicletas elétricas “ em 12 meses porque isso deve gerar um trafego orgânico de mais de 1.000 visitas por mês ao nosso site.

  • Aumentar a taxa AOV 10% em 12 meses.

  • Conquistar 3 novos clientes por mês através do marketing de conteúdo.

  • Aplicar técnicas SEO durante 9 meses para reduzir 50% o custo do investimento em anúncios pagos no Google Ads e Facebook Ads.

É importante que defina uma meta realista com base na análise dos dados e nas estratégias adotadas, e monitorize regularmente o desempenho para ajustar.

Dica

Planear sempre por um período mínimo de 3 meses.

Conclusão

Para definir os objetivos do marketing digital, utilize a metodologia SMART.

Objetivos específicos, que contemplem a realidade, que permitem a mensuração num determinado período de tempo especifico, e claro que garantem o retorno para o negócio.

A escolha de um ou mais objetivos de marketing digital influenciarão as estratégias e táticas a adotar.

Para cada objetivo existem ações específicas a serem realizadas.

E como nem todos os esforços de marketing produzem retornos de imediatos é necessário monitorar regularmente o desempenho e ajustar a estratégia.

Os objetivos de marketing digital, juntamente com as estratégias quando bem definidos e aplicados, providenciam a qualquer tipo de negócio um aumento da receita, dos lucros e ajudam na retenção e fidelização do cliente.

Se ficou com alguma dúvida sobre como elaborar os objetivos de marketing para o seu negócio? Ou implementar estratégias de marketing digital envie-nos uma mensagem em contactos Marketing Gabriel.

Teremos muito gosto em ajudar! 

Se quiser também pode deixar um comentário neste artigo!

Perguntas frequentes

Os objetivos de marketing digital são as metas que o negócio pretende alcançar por meio das estratégias de marketing digital.

Os objetivos de marketing digital são importantes para a escolha das estratégias e táticas, bem como para a medição do retorno obtido.

Eles são inicio de toda ação estratégica no marketing digital e
servem como um guia para as ações que serão realizadas pelo negócio.

Os principais objetivos de marketing digital são:

  • Aumentar leads
  • Aumentar vendas
  • Retenção e fidelização de clientes
  • Crescimento da empresa
  • Maior alcance e visibilidade
  • Referência no mercado digital
  • Branding
  • Educar o público-alvo
  • Relações com clientes

Para definir os objetivos de marketing digital, utilize a metodologia SMART.

Objetivos específicos, que contemplem a realidade, que permitem a mensuração por um determinado período de tempo e, claro que garantem o retorno para o negócio.

Autor

Somos uma agência de marketing digital, que oferece serviços de marketing digital altamente qualificados e equipas especializadas em estratégias de geração de leads e conversão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

close
Icon Agencia de Marketing Digital Gabriel Cunha
Junte-se a mais de 3100 empresários! 😉

Descubra as mais recentes estratégias e ferramentas de geração de resultados.

Publicada uma vez por semana (apenas 3 minutos de tempo de leitura).

ASOLUTAMENTE GRÁTIS.