O que é o ChatGPT? Ganhar dinheiro com o ChatGPT 2024?
Índice
ToggleA IA, Inteligência Artificial generativa e outros modelos básicos estão a mudar o jogo da IA, levando a tecnologia assistida a um novo nível, reduzindo o tempo de desenvolvimento de aplicativos e trazendo recursos poderosos para usuários não técnicos.
Um dos maiores exemplos atuais é o ChatGPT que está a crescer velozmente na a internet e que todos não param de falar nisso!
Nos primeiros cinco dias do seu lançamento, mais de um milhão de usuários fizeram login na plataforma para experimentar.
Isto foi o que Elon Musk twittou:
Não sei se é algo que nos deve alegrar ou preocupar!
Mas o ChatGPT mostra-nos na prática o poder que as ferramentas AI têm para nos ajudar no dia à dia. E estamos ainda no inicio.
Por outro lado, questionamos se a guerra entre o homem e máquina está a intensificar-se?
Produtos como ChatGPT e GitHub Copilot, bem como os modelos de IA subjacentes que alimentam esses sistemas (Stable Diffusion, DALL·E 2, GPT-3 para citar alguns), estão levando a tecnologia a domínios que antes eram considerados reservados aos humanos.
Com IA generativa, os computadores agora podem exibir criatividade.
Eles podem produzir conteúdo original em resposta a consultas, baseando-se nos dados que possuem e nas interações com os usuários.
Têm o potencial de assumir certas funções tradicionalmente desempenhadas por humanos, como copywriting, responder a consultas de atendimento ao cliente, escrever reportagens, criar documentos, esboçar designs, escrever códigos de programação ou até mesmo teorizar sobre o motivo de um erro de produção.
À medida que a IA continua a melhorar, mais e mais funções atuais serão ameaçados pela automação.
Pelo que temos acompanhado a questão não é se IA será boa o suficiente para assumir tarefas mais cognitivas, mas como nos adaptaremos e aproveitaremos as novas capacidades para beneficiar delas.
O vencedor do Prêmio Nobel Daniel Kahneman é o maior especialista mundial em julgamento humano e passou a vida inteira documentar as nossas deficiências.
Sim, a IA também pode ter falhas, mas o raciocínio humano também é profundamente falacioso. Portanto, “Claramente a IA vai vencer”, comentou Kahneman em 2021.
O que é o ChatGPT?
Caso não tenha ouvido falar (duvido), o ChatGPT é um modelo de IA que pode gerar respostas semelhantes às respostas humanas.
Ele pode gerar quase qualquer coisa!
E é grátis! pelo menos até ao momento.
Parece um simples chatbot, mas com a tecnologia GPT-3 consegue criar código para programação, poemas ou textos completos em qualquer área (incluindo jornalismo).
Promete mudar a forma como trabalhamos.
Perguntamos ao ChatGPT: ” O que é ChatGPT ” e esta foi a resposta:
Como ele próprio responde: “… pode ser usado para criar assistentes virtuais, chatbots, e outros sistemas de conversação. Ele também pode ser usado para outras tarefas, como geração de texto, tradução automática …
Como funciona o ChatGPT?
O serviço, que está disponível gratuitamente, possui várias funções diferentes, incluindo responder a perguntas, resolver equações matemáticas, escrever textos, traduzir entre idiomas, criar resumos de textos, fazer recomendações, classificar coisas e explicar como é que algo faz, como um bloco de código para programação.
O software foi “treinado” com uma camada adicional de aprendizagem de reforço com feedback humano (RLHF – Reinforcement Learning from Human Feedback), um método que utiliza o feedback humano para ajustar os modelos de IA.
Baseado no modelo de linguagem GPT-3.5, a ferramenta pode simplificar o dia-a-dia de muita gente pela qualidade das informações que entrega.
Contudo tem ainda algumas limitações.
Sabemos que não faz pesquisas na internet nem cruzamento de dados externos e que todo o seu raciocínio é feito a partir das informações de texto que foram inseridas no mesmo.
O próprio ChatGPT explica que é incapaz de criar coisas novas, apenas interpretar e esclarecer com base no que já sabe.
A sua base de conhecimento termina em 2021 e podemos observar o uso constante das mesmas frases, entre outros problemas ainda por resolver.
No entanto vale a pena testar o ChatGPT, até porque quanto mais pessoas usarem, mais informação absorverá, tornando-se cada vez mais inteligente.
Como experimentar o ChatGPT?
Usar o ChatGPT é muito simples.
Para tal basta ir ao site do projeto https://openai.com/blog/chatgpt/, registar-se e começar a fazer perguntas ao chatBot.
Depois de se registar por exemplo pergunte ou dei-lhe as indicações para:
“Faz-me um artigo de 400 palavras sobre as principais vantagens de comprar uma bicicleta elétrica”.
Como o ChatGPT impacta várias áreas de negócios
Se o ChatGPT pode ajudar em quase tudo, porque nos devemos preocupar?
Pedimos ao chatGPT: “Escreve um parágrafo de abertura para um artigo sobre como a IA generativa será transformadora para os negócios”.
Resposta:
Como ele próprio responde: “… permite o processamento de grandes volumes de dados, gerando insights valiosos e possibilitando o desenvolvimento de soluções cada vez mais personalizadas e sofisticadas para as empresas. A IA Generativa está transformando áreas como automação de atendimento ao cliente, criação de conteúdo, personalização de produtos e serviços e geração de insights para a tomada de decisão, proporcionando vantagem competitiva e melhoria nos resultados dos negócios.”
Exemplos de como o ChatGPT impacta vários tipos de negócios
Desde logo algumas ferramentas AI semelhantes como o Frase.io, o Jasper que existem em versões pagas.
O ChatGPT é gratuito e pode fazer quase o mesmo.
O que isto significa para esses negócios?
Diminuição do tráfego e receita!
Outra área fortemente impactada pelo ChatGPT são os serviços de freelancers, consultadoria, marketing, vendas, programação.
Serviços como criação de ideias, traduções, legendas, blogs, redação e até mesmo serviços de marketing ou consultoria.
Posso continuar por horas a enumerar exemplos de como o ChatGPT pode impactar os negócios.
Até mesmo o motor de pesquisa do Google!
A Google já mostrou vídeos de sistemas com semelhanças (LaMDA ou o Duplex) mas nenhum está disponível ao público.
Aguardamos resposta da Google.
Entretanto, a Microsoft planeia atualizar o seu mecanismo de pesquisa Bing para incluir a inteligência artificial do chatbot da OpenAI, permitindo responder a consultas de pesquisa com frases completas, em vez de fornecer uma lista de links.
O novo recurso deve ser lançado já no final do mês de março e visa dar à Microsoft uma vantagem competitiva sobre o motor de pesquisa do Google.
Estes avanços recentes na AI, certamente impactarão alguns negócios e as empresas vão procurar realizar os ajustes necessários “custe de ajuste” para se manterem competitivas.
Como acontece com o ChatGPT e toda nova tecnologia, as empresas e os negócios deverão aproveitar as novas capacidades das ferramentas AI para aumentarem a sua competitividade no mercado.
As pessoas individuais também podem tirar partido das novas ferramentas AI especialmente do ChatGPT.
A seguir fique a saber como pode usar o ChatGPT.
Como usar o ChatGPT?
Esses avanços recentes na IA certamente darão início a um novo período.
Entre muito usos comerciais e ideias enumeramos algumas áreas onde o ChatGPT pode ser utilizado:
Marketing e vendas
Elaboração de conteúdos personalizados de marketing, redes sociais e vendas técnicas (incluindo texto, imagens e vídeo), criação de assistentes virtuais personalizados a cada área de negócio.
Operações
Criação de listas de tarefas, tutoriais para a execução eficiente de uma determinada atividade.
TI/engenharia
Criação, documentação e revisão código para programação.
Finanças
Responder a perguntas complexas, extraindo grandes quantidades de documentação legal e elaboração e revisão de relatórios anuais.
Medicina
De uma maneira geral, a aplicação da Inteligência Artificial na medicina vai facilitar o tratamento de doenças, alerta a respeito do quadro clínico de um paciente, identificar, associar sintomas com maior precisão do resultado de diagnósticos.
Exemplos práticos de como ganhar dinheiro com o ChatGPT em 2023!
Existem várias maneiras de usar o ChatGPT, vai depender do seu conjunto de habilidades e recursos.
Aqui estão algumas ideias:
Desenvolvimento e venda de chatbots
Podemos usar o ChatGPT para criar um chatbot que pode responder às perguntas dos clientes de maneira conversacional. Isso pode economizar tempo para a equipe de atendimento ao cliente e permitir que eles forneçam suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Criação de conteúdos
Com o ChatGPT podemos criar uma ampla variedade de conteúdos escritos, como artigos, posts de blog, descrições de produtos e muito mais e vender o conteúdo para empresas ou indivíduos que precisam para os sites ou materiais de marketing.
Serviço de tradução de idiomas
Conseguimos usar o ChatGPT para treinar um modelo de tradução de idiomas e oferecer o serviço a clientes que tenham necessidades internacionais.
Serviços de personalização
O ChatGPT pode gerar conteúdos altamente personalizados, como e-mails, notificações e oferecer o serviço a empresas que procuram melhorar o envolvimento com o cliente.
Assistente de redação virtual
Pode usar o ChatGPT para ajudar nas tarefas de redação, como resumos de pesquisas, esboços e até rascunhos de e-mails, propostas e relatórios. Depois ofereça o serviço a empresas, autores e a outros interessados.
Criação de podcast ou scripts para vídeos
Com o ChatGPT pode escrever scripts para podcasts ou vídeos, e assim economize muito tempo e esforço para os criadores de conteúdo.
Gestão de redes sociais
No ChatGPT pode criar posts, legendas, comentários, calendários de publicações, modelos completos para as redes sociais e ofereça os serviço às empresas.
Tutoriais virtuais
Desenvolva aulas interativas e personalizadas com o ChatGPT para uma variedade de assuntos, como aprender idiomas, matemática ou ciências e ofereça a estudantes e escolas.
Serviços de consultoria
Use o seu conhecimento e experiência em GPT para aconselhar empresas ou organizações sobre como utilizar melhor os modelos linguísticos para melhorar as suas operações e ajudá-los a atingir os objetivos.
Apoio da IA ChatGPT para SEO (otimização de websites para motores de pesquisa)
Na nossa opinião, o melhor uso da IA ChatGPT para SEO é para escalar de uma forma que torne um profissional mais rápido e mais produtivo. Ou seja a IA acelera o processo de investigação e análise. Utilizar o ChatGPT para SEO ao criar um esboço do conteúdo pode ser uma utilização interessante.
Clique no link para ficar a saber:
Desenvolvimento de aplicativos
Aproveite a capacidade do ChatGPT para gerar texto humano e criar um aplicativo para os clientes. Por exemplo um chatbot para e-commerce, criação de conteúdos para redes sociais, tirar dúvidas de clientes no assistente virtual de uma empresa e assim por diante.
Vale a pena relembrar que esses são apenas alguns exemplos e que existem muitas outras formas de usar o ChatGPT que não foram aqui mencionadas.
No entanto, antes de prosseguir com qualquer uma das ideias, é importante certificar-se de que tem algum conhecimento das considerações legais e éticas relacionadas com o GPT e modelos de linguagem, pois eles ainda estão em estágio de desenvolvimento e as leis e regulamentações podem variar em diferentes regiões.
Dica
O ChatGPT requer instruções detalhadas. Quanto mais especifico forem as instruções dadas, mais sofisticado será o conteúdo.
Conclusão
A IA generativa promete fazer deste ano um dos mais empolgantes para a IA.
Em última análise, a chave para ganhar com o ChatGPT é pensar criativamente sobre como a tecnologia pode ser aplicada para resolver problemas do mundo real e, em seguida, comercializar as suas habilidades e serviços de forma eficaz.
O negócios devem aproveitar as novas capacidades das ferramentas AI para interromper velhas formas de fazer as coisas e gerar novas.
Deixe nos comentários a sua opinião ou as suas ideias para a utilização do ChatGPT no seu negócio.
Autor
Gabriel Cunha
Especialista em Marketing Digital, SEO e Anúncios Pagos na Agência de Marketing Digital & IA, que oferece serviços de marketing digital e de inteligência artificial altamente qualificados e equipas especializadas em estratégias e desenvolvimento de negócios.
Comentário
Gabriel Cunha
Muito obrigado Sr. André Luís pelo seu comentário e interesse. Em futuros artigos abordaremos a IA em diversas aplicações. Teremos muito gosto em demonstrar como uma empresa poderá integrar chatbots de IA nos seus principais canais de comunicação.
André Luis
“Eu achei este artigo sobre o uso da inteligência artificial no atendimento ao cliente muito interessante e informativo. Achei especialmente interessante a seção sobre o uso da ferramenta GPT e como ela pode ser utilizada para melhorar a eficiência e precisão do atendimento. Gostaria de ver mais conteúdo desse tipo no futuro! #ChatGPT #IA #AtendimentoAoCliente”
Este comentário foi feito pela própria IA.